Testagem em massa eficiente é a base para soluções para Covid-19, em grupo de idosos de Redenção.
Este Protocolo é uma recomendação sugerida pelas entidades de saúde que visam o melhoramento das ações de enfrentamento ao Coronavírus no município.
A escolha do grupo específico surge de um estudo estatístico que visa ações integradas em saúde com o objetivo de paralizar a disseminação do novo Coronavírus em pessoas com mais de 60 anos de idade.
A Prefeitura Municipal de Redenção, através da Secretaria da Saúde, prevê a realização de mais de 4 mil testes ao longo do mês. O protocolo, que tem como critério a faixa etária, levará também em consideração o quadro clínico do paciente, caso esteja assintomático ou não.
O Prefeito de Redenção, Davi Benevides, relata que "a testagem em massa eficiente para os idosos de Redenção é uma forma de promover muito mais saúde para a população que é mais atingida devido a letalidade do novo Coronavírus, além de dar a assistência necessária, no que diz respeito a saúde clínica e mental". A testagem será abrangente a todas as localidades do município, onde mais de 4 mil idosos serão assistidos neste primeiro momento.
Segundo o Secretário de Saúde, Ícaro Borges, "é um ponto decisivo e importante no enfrentamento ao coronavírus em Redenção, pois conseguimos observar com clareza alguns casos de pacientes assintomáticos mas que testam positivo para coronavírus e com essa devida assistência intensificamos o controle estatístico e o rastreamento de casos no município".
A testagem em massa eficiente é viável, mas impõe desafios que são a base de um plano estratégico estruturado, extremamente necessário, pois através dele formaliza-se mais aptidão na transparência dos dados.